Paredes da Beira trata-se de uma freguesia do município de São da Pesqueira com cerca de 495 habitantes. Foi vila e sede do concelho até ao século XIX, sendo constituída na altura pelas freguesias de Paredes da Beira e Riodades.
Segundo a tradição o nome da freguesia foi escolhido por Dom Fernando "o Magno", e surgiu em consequência não só dos afloramentos graníticos em redor da povoação, como pelas ruínas dos imensos muros e arranjos de pedra do granito que existia na altura. Além disso, a história da freguesia vai de encontro á própria história de Portugal, dado que o foral titulado como "Foral do rei Leão Dom Fernando", foi concedido também às vilas de Penela, Paredes da Beira, São João da Pesqueira, Linhares e Anciães.
Diz-se que os muros antigamente dominavam a região de Paredes de Beira, levando a que fosse aproveitado todo o maciço granítico que constitui a elevação do terreno que protege a povoação construindo um poderoso e castelo. Aliás, nos arredores ainda é possível encontrar alguns vestígios de obras de defesa dos povos antigos.
Desta história resulta muito provavelmente a lenda e expressão utilizada pelos habitantes de Paredes da Beira que dizem ser esta a "cidade do sol e dos sete castelos".
© 2025 Junta de Freguesia de Paredes da Beira. Todos os direitos reservados | Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies